Janet Mariño
Disponible en español
Abraão ergueu os olhos e viu um carneiro preso pelos chifres em um arbusto. Foi lá pegá-lo, e o sacrificou como holocausto em lugar de seu filho. Abraão deu àquele lugar o nome de “O Senhor Proverá”. Por isso até hoje se diz: “No monte do Senhor se proverá”.
Gênesis 22:13-14 NVI
Pensa em Abraão... Tantas promessas que Deus fez para ele, tantos desafios que ele tinha na frente. Pensa nele como se fosse seu irmão, seu próximo, como ele fosse de carne e ossos.
Ver e sentir o tempo passar. Ver como os dias transcorrem sem receber a promessa, pensar tantas vezes que o tempo está se esgotando para ti, que suas forças acabam, que você não vai resistir nem um minuto a mais.
Pense em como ele se sentiu, o que pensava, qual era sua maior motivação na hora de abrir seus olhos cada manhã.
Pensa no que pensava quando ele embarcou em um novo caminho, quando olhava mais uma vez para as estrelas e ali enxergava sua geração. Quando olhava para Sara, velha, cansada, talvez incrédula. Quando ele olhava para si próprio e olhava seu pecado, sua inconsistência, seu corpo cansado, seus pensamentos inundados de "quando, como, por que?".
Pensa nele quando chegou Isaque! Quanta alegria, quanta celebração, a fé firme mais uma vez. Tal vez pensou : " até que enfim!" Ou tal vez foi pego de surpresa pelo de repente de Deus. Porém o tinha! Agora ver as estrelas tinha um maior significado, ver Sara e Sua promessa crescendo dentro dela, fazia que cada dia tivesse sentido. Pensa nesses dias cheios de gratidão e louvores a Deus pela Sua fidelidade, pela Seu incomparável amor. Agora esperar era mais fácil, agora tinha mais certeza que em pouco tempo o teria nos seus braços.
Isaque! O sonho de Deus para cumprir um sonho ainda maior. Isaque, aquele que sim era, o filho da promessa.
Abraão recebeu o mandato de Deus... E guardou silêncio. Ele sabia que se chegasse a compartilhar este novo desafio, uma direção tão grande para ele, talvez não escutaria vozes de ânimo, ninguém ia apoiar sua loucura. Ele sabia o que tinha que fazer e que só ele mais Deus o entenderiam.
Pensa em Abraão caminhando com seu filho, pensando em todo o tempo que esperou. Em tudo o que orou, enquanto em tudo o que eu oro, em quanto ele tentou continuar acreditando . Lembrando as inúmeras vezes que ele contou sua história, no como Deus tinha sonhado, no como Deus o usaria, o como Deus o tinha trazido Isaque a suas vidas com um propósito.
Pensa em Abraão, escutando seu filho enquanto caminhavam, escutando suas histórias seus sonhos. Caminhando juntos, sabendo as promessas, sabendo que Deus é Fiel, que Ele cumpre.
Pensa em Abraão levando seu filho para morte. Entregando o presente que lhe foi dado, morrendo para tudo o que tinha sido prometido, entregando sua promessa e nela suas gerações, seu futuro e o destino de muitos. Haveria tristeza? Haveria dor? Incerteza? Dúvida? Queixa?
Abraão tinha a certeza de que algo aconteceria. Talvez não sabia como nem quando. Talvez ele pensou que tudo iria começar de novo. Mas sabia, ele sabia que Deus cumpre e que de alguma maneira sua geração seria como as estrelas, como a areia, que ele seria chamado pai de multidões.
O que aconteceu esse dia, marcou a vida de Abraão e de Isaque, com segurança. Ele entregou o que sabia que não pertencia a ele, o custoso que era para ele, o que cria que era o que mais amava, para descobrir que Seu maior amor era seu Senhor, Seu Deus.
Foi ali, no monte que ele creu que Deus faria tal qual ele tinha prometido. Ai no monte conheceu SEU DEUS PROVEDOR. Ali os dois souberam que Deus provê um sonho, provê fé, fortaleza, confiança, forças, certeza e ao final quando Ele pede de volta, também provê o sacrifício.
Persevere, creía , caminhe segurando a mão de Deus. As emoções vão estar presentes, talvez escute que estás equivocado. Ainda sim, não perca de vista as estrelas, "No monte do Senhor se proverá”.